Françoise Schein – A Artista dos Direitos Humanos no MAB-FAAP
- Giulia Dissenha Pigatto
- Sep 30, 2015
- 2 min read

DESCRIÇÃO:
A exposição reúne trabalhos realizados pela artista belga Françoise Schein. Suas obras discutem direitos humanos em grandes painéis instalados em estações de metrô de grandes metrópoles como Paris, Berlim, Lisboa a São Paulo. Estes trabalhos que foram realizados com base na Declaração Universal de Direito Humanos de 1789.
CRÍTICA:
A artista desenvolve projetos com o objetivo de serem integrados à rede urbana de modo permanente, em locais de grande circulação. Ao trazer trechos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, Shein provoca os cidadãos, de uma forma inovadora, a refletirem sobre seus direitos. Os grandes painéis e mosaicos espalhados pelas principais estações de metrô de algumas metrópoles emocionam a todos.
A exposição foi surpreendente, visto que eu não conhecia a artista Françoise Schein e fiquei encantada com o propósito de seu trabalho. Os princípios dos direitos humanos deveriam ser de conhecimento geral, porem não é o que de fato acontece. A artista introduz suas obras em locais com elevada circulação de pessoas para que seus direitos sejam constantemente lembrados.

Em 1989 a artista usou pela primeira vez o texto de Declaração Universal, em comemoracao ao bicentenário da Revolução Francesa.

No centro da exposição é possível contemplar e analisar de perto alguns dos mosaicos produzido pela artista. Os oito painéis expostps serão agregados aos outros oito que já estão colocados na Estação Luz Metrô de São Paulo.


SERVIÇO DA EXPOSIÇÃO:
Quanto: entrada gratuita
Quando: de terça a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Onde: Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB – FAAP), Rua Alagoas, 903
Até quando: de 20 de setembro a 22 de novembro de 2015
Comments