Frida Kahlo - conexões entre mulheres surrealistas no México
- Laura Cerqueira Leite
- Oct 22, 2015
- 2 min read

A Exposição “Frida Kahlo - conexões entre mulheres surrealistas no México” está acontecendo desde setembro no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo. É uma exposiçãoo bastante colorida, cheia de retratos de mulheres mexicanas e também as obras produzidas por elas!
A principal artista presente na mostra com certeza é Frida Kahlo, Durante a Exposição podemos compreender melhor a vida da artista observando suas obras. São elas, cheias de cores e pura representação de sua vida. Além das pinturas, tem também alguns desenhos e um vídeo sendo apresentado no local, que conta a vida de Frida, e todas as coisas que levaram a pintora a começar a pintar.
A parte mais interessante da exposição para mim, com certeza foi o vídeo, eu sempre soube quem foi Frida Kahlo, mas nunca busquei entender a historia dela a fundo, e nessa exposição descobri que ela era uma mulher muito forte, que passou por diversos problemas durante sua vida.
Além de Frida, a exposição tem obras de outras mulheres, artistas surrealistas, algumas também como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Leonora Carrington, além de algumas outras.
Uma coisa que eu notei, é que as mulheres, principalmente as mexicanas surrealistas, faziam muitos retratos e autorretratos, na maioria das vezes muito coloridos.
Adorei a exposição, pude entender melhor a vida de Frida Kahlo, e conhecer o trabalho de outras artistas mexicanas, além é claro, de ter visto obras lindas e coloridas.

Frida Kahlo - Diego em meu pensamento (1943)
Óleo sobre Madeira Masonite

Frida Kahlo
Autorretrato com colar (1933)
Óleo sobre metal
Retrato de Diego rivera (1937)
Óleo sobre Madeira Masonite


Foto

Frida Kahlo
"Frida e o aborto"

Traje composto Nahua-Zapoteco
Traje de Gala de Tehuana

Sylvia Fein
A mágica (1954)
Tempera de ovo sobre madeira Masonite

Remedios Varo
Carroça
Óleo sobre Madeira Masonite
Comments