alice brill | impressões ao rés do chão
- Nina Coimbra Libório
- Nov 17, 2015
- 2 min read

Desde setembro de 2015, o Instutito Moreira Salles de São Paulo traz a exposição Alice Brill - Impressões ao rés do chão. A exposição contém uma coletânea de fotos da artista alemã, tiradas no Brasil, durante toda sua longa jornada no país... A seleção faz parte de um acervo de 14 mil negativos pertencentes ao IMS, e essa nos fez viajar por um Brasil sob o olhar único e sem eufemismo de Alice Brill, que deslocou seu olhar para um cotidiano ao "rés do chão".
A exposição de Alice Brill é uma boa opção para quem, como eu, deseja ampliar o repertório fotográfico. As imagens foram bem selecionadas e o espaço muito organizado. O fato de ser uma exposição pequena fez da experiência ser mais agradável e reflexiva, pois tive a liberdade de encarar cada imagem pelo tempo que eu quisesse.

Salvador, BA - Brasil, 1953. Fotografia de Alice Brill / acervo Instituto Moreira Salles.
"Um olhar humanizado e despretensioso que fez não apenas fotos oficiais de deputados visitando comunidades indígenas, mas captou a índia constrangida e incomodada; não valorizou o avanço monumental da São Paulo quatrocentona, mas expôs seu lado “não saudável”". Palavras de Giovanna Bragaglia, curadora da exposição.

Vista do Centro através de estrutura de outdoor; Edifício Altino Arantes ao fundo. São Paulo, SP - Brasil, c.1953. Fotografia de Alice Brill / acervo Instituto Moreira Salles.
De acordo com Antonio Candido "as imagens de Alice ajudam a estabelecer ou restabelecer a dimensão das coisas e das pessoas".

Protesto em frente ao Teatro Municipal, c.1965. Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Fotografia de Alice Brill/acervo Instituto Moreira Salles.
Local: Instituto Moreira Salles, Rua Piauí, 844 - Higienópolis
Horários: de terça a sexta, das 13h às 19h.
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.
ENTRADA GRATUITA
Comments